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Kiev Ballet – Tributo a Tchaikovsky



 KIEV BALLET

O Kiev Ballet, também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais. No início do século XX, com o crescente intercâmbio com as escolas russas, teve importante impulso com a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris, que fugiam da 1a Guerra Mundial, quando então começa a diversificar seu repertório e a formar bailarinos de nível internacional.

  Em 1919, o diretor do Balé da Ópera de Kiev era Mikhail Mordkin, um dos grandes coreógrafos da Europa, que junto com a irmã do famoso bailarino Vatslav Nijinski, Bronislava, fundou a Escola Coreográfica de Kiev, onde foi revelado Serge Lifar, que posteriormente se tornou Diretor do Ballet do Teatro de Ópera de Paris.  Com as mudanças políticas e sociais do fim da União Soviética, a forte estrutura cultural e artística dos ucranianos, lhes permitiu integrar a elite das companhias europeias de balé.

  Em 1950, começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança.  Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Ballet estende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo.

 

  Kiev Ballet – Tour Brasil 2017

 O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia (Kiev Ballet), comemora em 2017 seus 150 anos de fundação e apresenta nessa turnê brasileira o “Tributo a Tchaikovsky”, tendo no programa duas de suas obras mais populares e emblemáticas - “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.  A tour vai percorrer as seguintes cidades: Curitiba (17/08), Florianópolis (19/08), Porto Alegre (20/08), Rio de Janeiro (23/08), Belo Horizonte (24/08), Sobral (27/08), Brasília (01/09) e Cuiabá (02/09).  Um notável grupo de jovens bailarinos virá ao Brasil, donde se destacam os solistas Kateryna Kozachenko, Jan Vaña, Tatiana Golyakova, Anastasiya Shevchenko e Stanislav Olshanskyi, que somados a um grupo de 27 bailarinos altamente selecionado, executarão este programa especial escolhido especialmente para deleite do público brasileiro, que receberá em seus palcos este expoente da dança clássica mundial.

 

Tributo a Tchaikovsky”

 

Programa:

 

O Lago dos Cisnes”

Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, O Lago dos Cisnes é considerada a primeira música composta por um compositor de sinfonias e concertos em vez de um compositor especialista em música para balé, como era o comum na época.

    A obra é sobre a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro malvado. Odette explica a Siegfried que ela está condenada permanecer como cisne até ser resgatada por um homem que jure amor eterno a ela. Depois de percalços, o príncipe consegue destruir o feitiço, transformar sua amada novamente em mulher e juntos, viverem felizes para sempre.
            Em 1894, o príncipe Ivan Alexandrovich, então diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decide homenagear Tchaikovsky, que havia falecido um ano antes, criando uma nova versão de ‘O Lago dos Cisnes’. Marius Petipa, que era o principal maître de ballet do Teatro Mariinsky, foi encarregado desta vez de fazer a coreografia.     Devido ao sucesso do lirismo e beleza da coreografia, em janeiro de 1895, vai à cena a obra completa, 4 atos. Com o passar dos anos, “O Lago dos Cisnes” tornou-se o mais popular de todos os balés.

 


A Bela Adormecida

  É um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo no dia 5 de janeiro de 1890. Tchaikovsky escreveu a obra entre o período do ano de 1888 a 1889.

Dança

Informações Gerais

Datas

23/08

Horários

21:00 às 23:30

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Em caso de compra de ingresso pelo call center ou pelo site é possível escolher somente o setor que você deseja. O próprio sistema identifica as cadeiras livres no setor escolhido e emite os ingressos referentes aos lugares vagos. Comprando o ingresso diretamente na bilheteria da Cidade das Artes é possível escolher setor e cadeira.
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Demais Eventos da Programação

​Interlocuções: Psicanálise e Literatura 10/03 a 28/07 Arte e Educação ​ Interlocuções | Psicanálise e Literatura Joyce com Lacan é o que propomos para 2017   Iniciaremos com a leitura do romance de James Joyce "Um retrato do artista quando jovem" (1916). A tradução recomendada é de Bernardina da Silveira Pinheiro publicada em 2006. O escritor tornou-se célebre por sua experimentação com a linguagem. Joyce explora ao máximo a linguagem. Inventa-se artista quebrando frases, picando palavras, desmantelando falas impostas. "A literatura depois dele não pode mais ser o que foi antes.  Os encontros serão realizados nos dias 10 e 24/03  |  07/04  |  05 e 19/05  |  02, 16 e 30/06  |  14 e 28/07 - sextas-feiras.   Grupo de estudo quinzenal  ​C​oordenadores Gilda Pitombo Mesquita e Marília Flores [+] saiba mais Comida, Diversão e Arte 25/04 a 13/11 Outros A CIDADE DAS ARTES tem prazer em apresentar o seu novo projeto: COMIDA, DIVERSÃO E ARTE. Terça-feira é o dia de falarmos sobre GASTRONOMIA, quarta é pra se DIVERTIR dançando e quinta é o dia das ARTES. A cada semana teremos diferentes atrações como oficinas, bate-papos, aulas de dança, exibições de filmes e muito mais.   E o melhor, as atividades são sempre  gratuitas! O projeto é direcionado para adultos com energia de sobra para aprender e trocar saberes, sabores e muitas experiências. Confira a programação:   Toda Quarta-Feira | AULA DE DANÇA DE SALÃO   Professor Everson Costa.     Dia 25 | Terça |16h | "Como preparar um Bobó de Camarão com a Chef Lívia Nogueira" A Chef Lívia Nogueira da Chef Mania, retorna a nossa TERÇA DA GASTRONOMIA, para mais uma aula de culinária.  Desta vez, a chef irá ensinar a limpar e preparar o camarão, fazendo uma receita deliciosa de  Bobó de Camarão. Lívia é a criadora do Ateliê Bendita Panela, que ministra aulas de culinária para todo gosto. Durante 10 anos trabalhou como Nutricionista, mas a inquietude a levou ao curso de Chef Executivo no Senac, e agora desponta um novo caminho: o Ateliê Bendita Panela. Inaugurado em junho de 2014, oferece cursos de culinária para todas as áreas. Venha aprender e degustar esse prato com a gente.     Dia 27 | QUINTA |17h | "O Tablado" | Oficina de Teatro No dia 27/07, a Cidade das Artes convida o publico interessado em experimentar uma aula promovida pelo Teatro O Tablado, baseada no método desenvolvido por Maria Clara Machado, com foco em jogos dramáticos e improvisação teatral. O participante poderá vivenciar de forma prática a experiência de uma aula com uma das companhias teatrais mais importantes do país, patrimônio cultural do Rio. Local: Sala Eletroacústica Observação: Vagas Limitadas.             [+] saiba mais Pura Vida Training - By Nike Rio | Esporte 19/06 a 22/12 Esporte A partir de 19 de junho, o Pura Vida Training  dá início aos seus treinos fixos na Cidade das Artes.  No plano mensal o aluno poderá treinar quatro vezes por semana e ainda desfrutar do clube de vantagens do Pura Vida.    As aulas misturam Bodyweight, técnicas de Crossfit, de corrida e um trabalho de conscientização mental. Assim surgiu o Pura Vida Training, que vai desenvolver o ser humano de forma lúdica, interativa e com ação eficaz!   De Segunda a Quinta  Manhã 7h às 8h Noite 19h30 às 20h30 Garanta já a sua vaga, clique aqui.   [+] saiba mais Aula de Afro Zuumba 04/07 a 14/12 Dança A dança é uma forma de expressar sentimentos e gerar boa energia. Afro Zuumba é um combinação de dança afro, dança afro contemporânea, danças latinas (salsa, merengue, bachata). As aulas de Afro Zuumba trazem alegria, ritmo e energia ao cotidiano das pessoas.  Dança, Cultura, Informação, Alegria, Diversão, num só lugar, no coração da Barra. Fácil acesso através do Terminal Alvorada com fartura de ônibus e BRT para toda cidade do Rio.   Sobre o professor Yemi: Prof Yemi, da African Pride Company é nigeriano e tem trabalho com afrozuumba há 3 anos na cidade do Rio. Com vasta experiência em exercícios aeróbicos, ritmos afro, hip hop, ritmos afro latinos como salsa e merengue. Também é diretor dança profissional, diretor de arte e produtor de eventos. Para ele a dança é o elixir da vida, capaz de curar fisicamente e emocionalmente as pessoas, proporcionando bem estar para todas as idades. Inscrições:  Presencial - no dia/horário das aulas ou por e-mail: orgulhodaafrica@gmail.com Formas de pagamento: Depósito bancário ou presencial - nos dias/horário das aulas  Informações:     Lilian 966-332-738 Rosana 975-776-405 e-mail: orgulhodaafrica@gmail.com   [+] saiba mais Meditação e Deeksha 19/07 a 14/12 Cursos Está corrido o seu dia? Tem coisas demais acontecendo e não dá conta? A mente não lhe dá descanso!  Até mesmo quando está fazendo algo que gosta muito você fica pensando no que tem que fazer amanhã... na chateação que teve no mês passado... ou fica com medo que acabe logo, e tão logo acaba, vem o sentimento que não desfrutou aquele momento prazeroso como devia?   Temos vivido uma vida dentro da mente, um desgastante dreno de energia. Muitas vezes vivendo um sentimento de vazio, se questionando se há um sentido maior para a vida.   Como posso estar mais presente e desfrutar da vida?   A MEDITAÇÃO é um instrumento poderoso de encontro com nós mesmos! É uma experiência de conexão com o Verdadeiro EU, o EU Superior, o EU Divino, a Energia Cósmica, Energia Criadora - o nome que quisermos dar, mas principalmente uma experiência de CONEXÃO, de PERTENCIMENTO! Pertencimento a algo maior que vai além da mente. Não passa pela cognição, é uma EXPERIÊNCIA!   Vamos meditar?    Meditação com Deeksha   Muitas pessoas têm ideias errôneas sobre meditação. Pensam que é uma atividade monótona, que para meditar elas precisam ficar paradas sem se mover.  Meditar é extremamente prazeroso e não tem nada de monótono e alguns tipos de meditação podem ser bem ativas onde as pessoas se movem, pulam, dançam, cantam.   Quem acha que nunca conseguirá meditar precisa experimentar a meditação com a Deeksha. Quem já tem a meditação incorporada na sua rotina irá alcançar estados de meditação mais profundos e perceber que a transformação e os benefícios da meditação se aceleram e se tornam definitivos.    A Deeksha é uma energia inteligente e sutil transmitida por um doador através de um toque suave no Chakra coronário (topo da cabeça).  Ela leva a pessoa a vivenciar o estado de meditação imediata e para isso basta a pessoa se disponibilizar a participar de encontros como esse que teremos todas as Quartas aqui na Cidade das Artes.   Explicando de forma mais técnica a Deeksha: Age progressivamente remodelando e reequilibrando a atividade neuroendócrina - elevando os níveis de ocitocina e serotonina (hormônios do bem estar) e diminuindo os níveis do cortisol e outros neurotransmissores do Stress crônico. Cria novas sinapses no cérebro levando a mudança na percepção dos fatos da vida, nas emoções e no agir. Eleva o Nível de Consciência permitindo VIVER de forma plena e descobrir o extraordinário no cotidiano da vida.   Benefícios: Saúde física, emocional e espiritual Redução da ansiedade Experiência de bem estar, prazer e alegria  PAZ interior  Clareza mental e objetividade Aumento da concentração; Autoconhecimento Harmonia nos relacionamentos Conexão com o EU SUPERIOR / EU Divino (sua verdadeira essência) Expansão de consciência   Público Alvo: Esse é um encontro para todas as pessoas, de todas as idades, sem restrições. "Estava com uma dor muito forte no braço direito desde cedo na quarta-feira e quando vim aqui na quarta-feira pela primeira vez e me deitei no colchonete para relaxar, a dor foi embora. Tive uma visão de um lugar maravilhoso que frequento há dois anos, mas nunca admirei verdadeiramente, estava fechada para ver as belezas que este lugar nos proporciona e quando estava deitada aqui no colchonete, consegui vislumbrar toda a beleza deste lugar que antes eu não sentia. O que eu tenho a dizer é que, os problemas continuam, as dificuldades do dia a dia estão ali, mas a maneira de vê-los, de encará-los mudou. E a alegria que eu sentia somente por motivos externos, deu lugar a uma alegria genuína, sem motivos aparentes." Rita Bellonia   "Olá, meu nome é Aline e quero compartilhar o benefício da meditação com Deeksha: Depois que comecei a participar dessa meditação senti melhora no meu sono e na minha intuição. Pude me proteger de um acidente de carro ocasionado por um pneu furado. Sinto minha conexão com Deus cada dia mais forte. Senti uma gratidão no meu coração que eu nunca havia sentido e uma felicidade imensa por estar participando dessa meditação. Já levei meu irmão e uma amiga e eles também estão amando. Pude perceber melhora na minha saúde física, mental, emocional e espiritual. As coisas a minha volta se tornaram mais belas. O sol ganhou novo brilho e minha vida volta a fazer sentido." Aline Camacho "Olá. Meu nome é Marcia Claudia Bandeira Pereira, tenho 44 anos, sou médica, formada há 22 anos, faço Ginecologia e Obstetrícia desde que me formei, e Medicina Ortomolecular há 10 anos. Faço psicoterapia há mais de 15 anos, sou apaixonada pela área de autoconhecimento e de prevenção, tento usar isso no meu dia a dia a meu favor e de meus pacientes, tentando entender a integração e cura da mente/doenças. Há algum tempo percebi uma limitação na minha progressão emocional e profissional. Algo me incomodava, mas não conseguia acessar de completo.  Percebi que estava no afeto, e provavelmente na infância. E daí não saia. Isso me causou muita angústia e cobrança em resolver. Tomei conhecimento e não tinha noção por onde começar. A terapeuta dizia que eu tinha muita resistência a chegar no problema. Até que conheci a meditação e a Deeksha há exatamente 30 dias. Na primeira vez não me permiti relaxar. Continuava na agitação e preocupada com tanta coisa a fazer ao sair dali. Na segunda vez senti uma paz, que só havia sentido uma única vez, que foi durante um seminário com Divaldo Franco. Uma sensação de ter me conectado a algo que já conhecia!? A angústia de ter que resolver minhas questões, acabou, e me invadiu uma tranquilidade para aceitar minhas limitações, carências, raiva, medo, tristeza. No dia seguinte parecia que estava em "pós-operatório"...eu me movimentava devagar com medo de perder esse estado de bem estar; tentava estar consciente e conectada com essa energia que eu tinha entrado em contato. Desse dia em diante, não esqueci mais desse caminho para conexão, que de alguma forma, encontrei (difícil explicar essa sensação). Isso mudou completamente meu dia a dia, porque a calma me invadiu. ...  Em 30 dias, o salto de consciência, renovação, bem estar, conexão são impressionantes. Minha casa está calma. Todos estão calmos. É muita mudança. Nenhum medicamento, psicoterapia, passe, estudo, curso, mesmo que aliados, conseguiram me proporcionar isso. Vou agradecer eternamente a Marcia que me mostrou esse caminho, a Maria por sempre nos brindar com seus ensinamentos e ver com tamanha simplicidade e aceitação, as mazelas de cada um, nos ensinando a não ter medo de olhar para dentro, e aos Deeksha givers (doadores da Deeksha)." Marcia Claudia Bandeira Pereira   "Gostaria de dar o meu depoimento em relação a Deeksha. Simplesmente mudou a minha vida, eu fui convidado por meu amigo Mario Mesquita para conhecer e receber a Deeksha, estava num momento muito complicado, tudo era problema, nervoso, mau humorado, pressão alta entre outros problemas causados pelo stress do momento em que o país se encontra. Fui a Barra e conheci a Maria, recebi a Deeksha e simplesmente, fiquei chocado com o momento de conforto que fiquei, a ponto de não saber explicar. Fui para casa e fiquei 3 dias nesse conforto e contando as horas para chegar logo a próxima quarta-feira, ..."  Gustavo Albuquerque   Dúvidas e informações enviar email para deekshabarra@gmail.com [+] saiba mais Os Vilões de Shakespeare com Marcelo Serrado 22/07 a 30/07 Teatro “Estava encenando Rain Man quando o Zé Wilker me apresentou o Shakespeare’s Villains”, conta Marcelo Serrado, protagonista do espetáculo solo “Os Vilões de Shakespeare”, dirigido por Sergio Módena, que faz 4 apresentações na Cidade das Artes (dias 22,23,29 e 30 de julho). Geraldo Carneiro, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, é o responsável pela versão brasileira: “É um privilégio trabalhar com textos tão maravilhosos, extraídos de personagens marcantes da obra do Shakespeare. Vilões como Ricardo III, Coriolano, Iago, Hamlet, e outros que não gosto de pronunciar porque acho que não dá sorte”, brinca o poeta e dramaturgo. “Uma reflexão sobre os dias atuais a partir da vilania, disputa pelo poder e ambição”, relata Módena. Um espetáculo com um olhar bem humorado, um desfile de personalidades que possuem a natureza do mal, os pecados do teatro e as vaidades dos atores. Marcelo Serrado interpreta um conferencista, uma espécie de palestrante, que reúne e analisa trechos da obra de Shakespeare e ao mesmo tempo vive os personagens. “ O texto americano estreou em 1998, na Inglaterra, foi encenado pelo próprio Steven e indicado para o prêmio The Society Laurence Olivier Award de Londres, como melhor espetáculo. Em 2000 ganhou o Prêmio americano de Teatro LA Weekly para Solo Performance. “É muito interessante pra um ator representar vários vilões. É onde estão os arquétipos, o dissimulado, tirano, vingativo... Essa colcha de retalhos é genial” conta Serrado, que completa 30 anos de carreira com 50 trabalhos na televisão, mais de 40 no teatro e 14 no cinema, além de inúmeros prêmios de reconhecimento artístico. Em “Os Vilões de Shakespeare”, o escritor inglês, também reconhecido mundialmente por seus trabalhos como ator e diretor, investiga o que torna os vilões tão atraentes para estudantes das artes cênicas e público, examinando e apresentando alguns dos personagens do bardo inglês. “Uma ideia maravilhosa a do Steven. A gente apenas traspôs as reflexões para o contexto do teatro brasileiro” afirma Geraldo Carneiro, que já traduziu 6 peças de Shakespeare e é um apaixonado pelo dramaturgo inglês. “Tenho o meu “SIM” engatilhado para tudo que é relacionado a ele”, finaliza. “Shakespeare, através de seus personagens, mostra causa, motivo e justificativa para que possamos compartilhar uma jornada psicológica, no lugar de condenar a maldade”, comenta Marcelo. Segundo o crítico do Daily Telegraph e do New York Times: "Em Vilões de Shakespeare, o autor transforma os personagens mais sutis em caricaturas unidimensionais, grotescas, massacrando o verso com maneirismos. A peça não tem só vilões típicos, personagens como Hamlet e Oberon dificilmente poderiam ser identificados como tal. Mas não para Berkoff, ele vai atrás das cenas de vilania de cada um.”   Os Vilões de Shakespeare Temporada: 22, 23, 29 e 30 de julho Dias e horários: Sábados 21h e domingos 19h Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia) Classificação: 12 anos Duração: 70 min  Ficha Técnica Autor: Steven Berkoff Tradução e adaptação: Geraldo Carneiro Direção: Sergio Módena Elenco: Marcelo Serrado Figurino: Carol Lobato Iluminação: Paulo Denizot   [+] saiba mais TEDx Barra Da Tijuca 27/07 Outros Sobre o TEDxBarraDaTijuca   A contemporaneidade se apresenta como um período no qual a insegurança, a incerteza e a volatilidade fazem parte da nossa vida, moldando a forma como vivemos e nos relacionamos. Interrupção, incoerência e surpresa são condições comuns a todo ser humano do século XXI, haja vista que o real e o virtual se confundem cada vez mais; já não somos mais os mesmos. Mudanças repentinas e estímulos constantemente renovados são traços inerentes a muitas pessoas, cujas mentes são alimentadas pela imprevisibilidade do hoje e pelas incertezas do amanhã. Frente a essa realidade, pensar na palavra “durável” é uma utopia; o tédio não traz frutos consigo: a letargia e o ócio não são aceitáveis neste mundo mutante. Assim, toda questão se reduz a isto: pode a mente humana dominar o que a mente humana criou? Nesse contexto em que tudo é volátil, a 1ª edição do TEDxBarraDaTijuca se inspirou nos inscritos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o qual enxergou o mundo como algo líquido, em que nada é feito para durar; tudo é mutável. Centrado nessa visão, o TEDx apresenta: Cotidiano Líquido.   As relações mudaram, a maneira como nos comunicamos mudou. Os pensamentos e planos são cada vez menos orientados ao longo prazo, o imediatismo tomou conta da nossa rotina. Como quero ser lembrado? De que maneira deixarei o meu legado? Os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água. As angústias crescem, o sistema mudou, o modelo de educação começa a se transformar. A toda velocidade, mudanças são constantes, e o hoje já não será mais o amanhã. O que nos aguarda nos próximos 5 anos? 5 meses? 5 dias? 5 minutos? O que pode ter mudado ao final da leitura deste texto? Refletir se estamos preparados para lidar com esse processo de maneira equilibrada é essencial para que não sejamos vítimas dos tempos mais desafiadores da história da humanidade. Histórias inspiradoras, lições de vida e formas de mudar o mundo: estes são os ingredientes do evento que promete servir de inspiração para você. Dessa forma, o nosso compromisso é fazer você se tornar melhor para você mesmo e para o mundo. Pensando em cada detalhe, o TEDxBarraDaTijuca é para todos aqueles que pretendem, a partir do hoje, repensar suas atitudes, visões de mundo e, principalmente, suas ações. Que seja transformador e que as mensagens disseminadas no TEDx contribuam para que a liquidez deste mundo o afete de maneira positiva. “O futuro é, em princípio ao menos, moldável; o passado, entretanto, é sólido, maciço e inapelavelmente fixo. O progresso é pensado não mais a partir do contexto de um desejo de corrida para a frente, mas em conexão com o esforço desesperado para se manter na corrida.”   Para mais informações acesse, clique aqui.    [+] saiba mais Romeu e Julieta 29/07 a 30/07 Dança “Romeu e Julieta” é uma história atemporal do mundo dos romances, que invade o cotidiano das pessoas independente de sua formação sócio - cultural e econômica. A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói montou este ballet no intuito de revisitar histórias e temas, remontando um passado distante, pelo simples prazer de contar histórias. Apresentando uma versão contemporânea da obra, o coreógrafo português André Mesquita utilizou de recursos de iluminação,música e ambientação inovadores, não ficando preso às partituras de repertórios clássicos já conhecidos. Sinopse Duas familias nobres e inimigas, em Verona, onde vai passar-se o drama renovam lutas por questões antigas, em que o sangue do povo se derrama. Dessas duas familias que o ódio afasta implacável, nasceu um par de amantes cuja má sorte, trágica e nefasta, levou a paz às casas litigantes. Desse ódio de família e seus extremos, e o infausto amor, que ainda ao morrer, mais forte do que o ódio, sepultou o ódio na morte, no palco, em duas horas, trataremos. Queira o auditório dar-nos atenção e relevar a nossa imperfeição.   [+] saiba mais Sonho de uma noite de verão 29/07 a 30/07 Dança O espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, foi concebido pelo coreógrafo brasileiro, naturalizado na França Alex Sander dos Santos com formação em dança contemporânea, moderna e clássica. A direção artística da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói é do bailarino, coreógrafo e diretor Pedro Pires, que assumiu em setembro de 2012 esta que é a sétima companhia pública de dança a ser criada no país e tornou-se reconhecidamente um dos mais importantes centros nacionais de produção contemporânea. Já se apresentou em mais de 70 cidades brasileiras e no exterior, nas cidades de Hagen, na Alemanha; Montevidéu, no Uruguai; e Nova York, nos EUA, além de ter sido declarada em janeiro de 2012 como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Escrito por William Shakespeare entre 1594-1595 ‘Sonho de Uma Noite de Verão” é uma comédia mágica que mistura a delicadeza dos sentimentos amorosos, a elegância aristocrática e as forças misteriosas, mágicas e encantadas de fadas e de seres da floresta. Um texto marcado pela  complexidade  de caráter e emoção de seus personagens ( Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demetrio que é amado por Helena...); como  dos universos citados: o mundo real e mundo fantástico. Nesta adaptação a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói se lança em um novo desafio: fazer uma adaptação totalmente focada no público infantojuvenil através da dança contemporânea. Nesta adaptação os personagens são deslocados para o universo escolar. Uma escola que fez parte de uma época passada, com seus códigos, elementos, símbolos e ações, onde a leitura era feita nos livros e não em tablets e computadores... Um sonho dentro das páginas de um grande livro, uma viagem poética entre a realidade e a imaginação, o humor e a criatividade.   "Nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos." W.S Sinopse Triiiiimmmmm!!!  Soa a sirene da escola. É hora da aula começar! O professor de Ciências recebe a turma e logo aplica uma avaliação, depois vai ter a aula de Literatura e a lição do dia será o estudo do livro "Sonho de Uma Noite de Verão" de Willian Shakespeare. “Acanhado”, o aluno tímido, e que tem maior dificuldade de aprendizagem, adormece em meio à aula. Somos, então, transportados para o seu sonho, dentro do livro que está sendo estudado.  A cada página que passa vemos a história sendo contada com seus amigos e professores sendo transformados em personagens desta história. Alguns alunos viram os Elfos e as Fadas; os professores de Ciências e Literatura são agora Oberon e Titânia, os reis dos elfos e das fadas;  o aluno arteiro é Puck que, usando uma poção mágica, cria uma confusão no relacionamento de seus colegas: Hermia e Lisandro, Helena e Demetrio. Acanhado entende que ele também é personagem desta história e tem um encontro com Titânia (a fada /professora) que vem ajudá-lo a ter confiança e autoestima para que melhore nos estudos e no relacionamento com seus coleguinhas. O alarme do final da aula toca!!! Acanhado acorda. Um conto de fadas... Tudo foi tão verdadeiro. Sonho ou realidade?       [+] saiba mais Feira de Pequenos Produtores | Junta Local 29/07 a 30/07 Outros A Junta Local é uma plataforma de aproximação entre pequenos produtores e consumidores de comida boa, local e justa. A nossa feira é uma das nossas principais ferramentos de aproximação e valorização da cultura da comida local. Buscamos também sempre ocupar espaços públicos através da comida. Esta será nossa primeira feira na Barra da Tijuca. O objetivo será, além de apresentar nossos produtores, agregar outras atividades de educação através da gastronomia. [+] saiba mais Arte Conecta | Curso de Arte 01/08 a 08/12 Cursos CURSO DE ARTES – ARTE CONECTA – HELIO RODRIGUES Iniciaremos em agosto o Curso ARTE CONECTA da ARTE AÇÃO BRASIL, práticas reflexivas desenvolvidas pelo Arte-Educador Helio Rodrigues por mais de 40 anos, que possibilita de forma lúdica, desenvolver e fortalecer as cognições formais e criativas das crianças e adolescentes.   Programação Artística As técnicas artísticas que são sugeridas podem ser em grupo, duplas ou individuais e dependem do interesse demonstrado por cada aluno. As propostas que veiculam essas atividades são pensadas a partir da observação e a consequente reflexão do professor, que sempre deve considerar o tempo e o processo evolutivo de cada um.    Desenho  > Lápis grafite e cor, nanquim, carvão, pastel oleoso e seco; Gravura  > Madeira, isopor, linóleo; Pintura  > Acrílica, guache, aquarela, têmpera de ovo; Monotipia  > Guache, talho doce; Escultura  > Argila, gesso, arame; Modelagem  > Argila, papel machê; Colagem  > Papel, tecido, sucata; Animação  > Desenho, objetos, massas, recortes, barbantes;   Programação Artístico-Pedagógica O curso possui 8 principais propósitos:    Fortalecimento do Eu individual – Desenvolver a autoestima e formação de um sujeito. O fortalecimento do EU, pode ser chamado de auto nutrição e é a base que permeia e estrutura todas as outras aquisições que se seguem no programa. Fortalecimento do Eu social – Autorreconhecimento, condição que é favorecida quando um indivíduo passa a ser reconhecido pelo outro. Ampliação dos conhecimentos através das relações sociais e o exercício do pensamento e da opinião no mundo externo a ele. Sensibilidade – Perceber e se interessar por si mesmo, pelo outro e pelo mundo. Condição que promove o respeito como um todo, além de ser fundamental para desenvolvimento criativo artístico e intelectual. Relação Temporal – Perceber e aprimorar as relações com o tempo. Reconhecimento do próprio tempo, o tempo do outro e do mundo. Favorece a localização não só no espaço físico como também no meio social. Quando um indivíduo está apropriado do tempo passa a ser capaz de pensar e projetar o próprio futuro. Capacidade de Abstração – Entrar em contato com as subjetividades que auxiliam nos processos de compreensão das metáforas, alimentam os processos cognitivos e enriquecem a linguagem verbal e artística. Observação – Promover a ampliação do olhar sobre o entorno físico e emocional, condição fundamental nos processos criativo e artístico. Criatividade – Reconhecer a própria singularidade. A criatividade fortalece e desenvolve a cognição e amplifica o poder de transformar e dar soluções. Transformação – Desenvolver a capacidade de mudar o olhar e a escuta sobre si mesmo e sobre o mundo externo. Transformar o ordinário, o comum e previsível em extraordinário. Para se ver por outros ângulos. Se assumir pertencente ao diverso. Desenvolver ações que transformem obstáculos em soluções. "Quando um indivíduo se conecta com a arte também se conecta com ele mesmo e com o mundo. Com sua característica democrática a arte absorve as diferenças e faz delas matéria prima para suas manifestações, porque é da diversidade que a arte se nutre, se desenvolve e faz surgir o extraordinário.  Uma boa educação artística na infância produz adultos competentes, mais humanos e criativos."Helio Rodrigues   Informações Adicionais Curso presencial de 1h30min por semana, durante todo o ano; Turmas de crianças e adolescentes; Esse trabalho respeita o amadurecimento e os interesses de cada aluno; por isso adotamos um número restrito de participantes por turma. As turmas são separadas por faixa etária; O curso é ministrado por arte-educadoras e supervisionado pelo arte-educador Helio Rodrigues; Também indicado para Educação Especial e Inclusiva; Equipe Coordenação e supervisão Helio Rodrigues Luciana da Silveira   Professoras Cris Queiroga Isabela da Silveira Magaly Henriques Ariedson Siqueira   Dia/Horários/idade: Terça-feira - 15h às 16h30 – 6 a 11 anos   Quarta-feira - 9h30 às 11h – 6 a 11 anos   Sexta-feira - 15hàs 16h30 – 12 a 16 anos   Valor R$ 280,00 / mês (Todo material incluído) Inscrições: Entre em contato com Luciana Silveira (21. 98111-3322). Informações: contato@arteacaobrasil.com.br  ou 3325.0448 Arte Ação Brasil: https://www.arteacaobrasil.com.br/ [+] saiba mais O’TABLADO | Curso de Improvisação Teatral 02/08 a 15/12 Cursos O’TABLADO Curso de Improvisação Teatral – Início em Agosto   O curso de improvisação do Tablado segue o método desenvolvido pelo francês Charles Dullin e aperfeiçoado por Maria Clara Machado.   "Despertar no aluno a NECESSIDADE de uma atitude criadora é a grande tarefa do professor, é chamar a atenção do aluno sobre sua capacidade de inventar e de transformar."                                                                                                            MARIA CLARA MACHADO   TURMAS: 3ª feira: 15h às 16h45  IDADE: acima de 55 anos  PROF: Patricia Nunes   4ª feira:16h às 17h45 IDADE: de 14 à 17 anos PROF: Andreia Fernandes          4ª feira : 18h às 19h45  IDADE: acima de 18 anos PROFs: Lionel Fisher e Julia Stockler   5ª feira: 16h às 17h45  IDADE: de 10 à 13 anos  PROF: Viviana Rocha   INSCRIÇÃO: 01 DE MAIO à 15 DE JULHO (Vagas Limitadas) INFORMAÇÕES: (21) 2294-7847 / 2259-7857 (de segunda à quinta, de 14h30 às 20h e sexta, de14h30 às 18h30) ou pelos emails: secretaria@otablado.com.br e curso@otablado.com.br ENDEREÇO:  Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.   Observação: Mínimo de 15 alunos para início de cada turma.  [+] saiba mais Túnel | Tomás Ribas 06/08 Outros Seguindo a parceria do Arte Clube Jacarandá com a Cidade das Artes,  no domingo 06 de agosto - a partir das 16h, acontece a abertura da obra “Túnel”, de Tomás Ribas, com a participação dos Djs da MOO (Diogo Reis & Badenov) e da dupla de DJs Schnitz, que farão um set animado para embalar o final da tarde. “Túnel",  uma instalação de luz que altera a nossa percepção de espaço, criando uma ilusão de ótica, ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes.  [+] saiba mais Movimento Brincacidade 06/08 Arte e Educação Encontro na Praça - Raízes, Cultura da Infância, as brincadeiras e nossa cultura popular! O Movimento Brincacidade convida a todos para mais um Encontro na Praça! Um passeio pelas nossas origens e raízes!! Um resgate da nossa tradição, das nossas festas e brincadeiras populares! O tradicional picnic colaborativo espera por você e sua família, traga sua canga, seus quitutes e juntem-se a nós, no primeiro domingo  de agosto. [+] saiba mais Aulas de Capoeira 07/08 a 14/12 Cursos O objetivo do aulão é mostrar o Capoeira Brasil e introduzir ensinamentos da modalidade para abrir os trabalhos que começarão em agosto. Aulas regulares de capoeira passarão a integrar o quadro de atividades fixas da Cidade das Artes. Serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, entre 18h e 21h. A turma das 18h será formada pelo público infantil; as das 19h e das 20h, por adultos. Fundado por Beto Simas/Mestre Boneco em 1989, o GCB é reconhecido mundialmente, estando presente em mais de 40 países, como Estados Unidos, Holanda, Espanha, Egito, Alemanha etc. Além de capoeirista, Mestre Boneco é empresário e ator, e sempre buscou difundir a prática esportiva nas produções das quais participou, seja no cinema, teatro ou televisão. Nos últimos anos viveu nos Estados Unidos, onde realizou diversas atividades com o grupo, entre as quais palestras, workshops, treinamentos de atores de Hollywood, filmes, documentários e outros. “Unindo arte, movimento, som e cultura, a capoeira é um esporte de tradição que honra nossos antepassados africanos. E a missão do Capoeira Brasil é manter viva essa herança”, destaca Boneco.   Aulas regulares a partir de agosto Dias: Terças, quartas e quintas-feiras 18h - infantil 19h - adulto 20h- adulto                                                 MATRÍCULAS ABERTAS Para mais informações: (21) - 98097-0100 - 21 96448.6626 ou gcb.mboneco@gmail.com [+] saiba mais Drummondiando - Conversa Literária 09/08 Arte e Educação A segunda edição da Conversa Literária aqui na Cidade das Artes será pura Poesia. Com a presença do poeta Affonso Romano Sant’Anna e do poeta, ator e gestor da Poesia Viral, João Pedro Fagerlande numa Conversa para lá de especial sobre Carlos Drummond de Andrade. - Poesia Falada de Drummond - Poesia Lida de Drummond - Sorteio e venda de Livros.   Direção da Conversa Literária: Cintia Barreto [+] saiba mais 23º Rio International Cello Encounter 11/08 a 13/08 Festival Rio International Cello Encounter Rio Cello, maior festival de música do país, acontece de 11 a 13 de agosto de 2017 - Na Cidade das Artes  Na primeira quinzena de agosto, Rio de Janeiro se tornará, pela vigésima terceira vez, a capital mundial da música. A cidade recebe o 23º Rio Cello International Cello Encounter, o Rio Cello, festival internacional que há mais de duas décadas promove concertos de expoentes nacionais e internacionais da música, dança e artes visuais. Idealizado e capitaneado pelo violoncelista inglês David Chew, desde a sua primeira edição, em 1994, o Rio Cello traz em sua programação, além de concertos, espetáculos de dança, exposições de arte, masterclasses e workshops. Tudo inteiramente gratuito. O sonho de Chew, radicado e apaixonado pelo Brasil há 35 anos, é popularizar a música clássica, além é claro, de homenagear o maestro Villa-Lobos, sua maior inspiração. “Nossa intenção é levar o poder de transformação social da música a espaços públicos e comunidades. No início, era um encontro de violoncelistas, mas o projeto cresceu e hoje recebe diversos instrumentos e múltiplas linguagens artísticas. Desta forma o festival alcança seu principal objetivo que é incluir a música na vida diária de todas as pessoas”, declara o músico. Teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques são os palcos preferencias do Rio Cello. Em 23 anos o festival bateu todos os recordes de público em eventos de música clássica no Brasil. Os números são impressionantes: 550 mil espectadores, 12 mil músicos, 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória o Rio Cello consolidou-se como uma grande plataforma multicultural no qual música, dança, poesia, artes plásticas e cinema que integram um evento de grande sofisticação artística e responsabilidade social. Este ano o festival vai homenagear os 130 anos de Heitor Villa Lobos, 120 anos de Pixinguinha, os 115 anos de Bidu Sayão e os 90 anos de Tom Jobim. Entre as principais atrações estão: Armen Ksajikian, Abigail Stauffer, Angelica de la Riva, Dave Haughey, Jaime Alem, Haroutune Bedelian, Mauro Senise, Michael Volhardt, Mateus Ceccato e a Orquetra Jovem de Câmara do Equador, dirigida pelo maestro e violoncelista Diego Carneiro. Também acontecerá pela primeira vez o encontro dos dois quartetos dos quais David Chew participa os London Music Club Piano – formado em Londres nos anos 1970 e o Lindarte do Rio de Janeiro. O Cello Dance em 11ª edição terá apresentações no BNDES e na Cidade das Artes e o artista Airá Ocrespo será o convidado do 6º Cello Tinta. Acontecerá, ainda, o lançamento do DVD Chew Faces e a palestra sobre viola de gamba, instrumento do século XV, análogo ao violoncelo.     [+] saiba mais Arraiá de Rua do Rio 2017 11/08 a 20/08 Festival Arraiá de Rua do Rio A segunda edição do Arraia de Rua do Rio, acontece em dois fins de semana, 11,12,13 e 18,19 e 20 de Agosto na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. Um projeto para resgatar as principais festas regionais do Rio. Serão 6 dias de festa com um público previsto de mais de 2000 pessoas por dia.                       Muitas atrações, brincadeiras, shows,concurso de quadrilha, muita comida típica e food trucks. Uma festa para toda família!  Uma das formas mais tradicionais de resgate a cultura de nossa cidade o Arraia de Rua Rio chega com o objetivo de oferecer ao público carioca de diversas regiões de nossa cidade uma agradável opção de lazer para todas as idades com entrada franca. [+] saiba mais Cia Deborah Colker - VeRo 18/08 a 20/08 Dança Em 2016 o Brasil sediou o principal evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e Deborah Colker teve a honra de ser a Diretora de Movimento responsável pela cerimônia de abertura. Alguns dos espetáculos da Cia de Dança Deborah Colker, notoriamente Rota e Velox trabalham com movimentos artísticos que remetem a prática esportiva como veículo para a liberdade expressiva e orgânica refletida no espírito olímpico. Deborah resolveu juntar partes de Velox, espetáculo lançado em 1995 e Rota em 1997, dois dos maiores sucessos de público da Companhia, tendo tido mais de 2 milhões de espectadores em suas apresentações, criando assim o espetáculo VeRo. Em seu primeiro ato, os movimentos Ostinato, Cotidiano e Sonar utilizam o vocabulário do balé clássico e da dança contemporânea, brincando com gestos do dia a dia e movimentos no solo; imprimindo força, leveza, humor, velocidade e dinâmica, marcas registradas de Deborah. Com um repertório de gestos ordinários transformados em movimentos, carregados de intenção, mas fora de seus contextos, eles evocam o drama, a comédia, o lúdico e o patético, se destacando com seu ritmo e precisão, na busca pelo equilíbrio perfeito. No fundo da cena, o palco verticaliza-se em uma Parede de 7 metros de altura onde os bailarinos realizam um balé aéreo desafiando a lei da gravidade com irretocável desenvoltura. Logo em seguida Kung Fu, Atletismo e Jogo. No segundo ato, os bailarinos se deslocam em estado de flutuação, como astronautas dentro de uma nave sem Gravidade. Os movimentos ganham novas densidades, em meio a manobras milimétricas e vagarosas que demandam um equilíbrio e resistência muscular incomuns, os bailarinos experimentam várias possibilidades de caminhar em suspensão, em todos os sentidos e direções. Por fim, uma Roda de 5 metros de altura toma conta do palco. Inspirada nos parques de diversões e na rotação da Terra, a Roda é a mais perfeita tradução material da investigação em torno da física e da mecânica do movimento. Todos os movimentos dentro e fora da roda buscam a circularidade. Em fluxo contínuo, os bailarinos dançam sob forças centrífugas e centrípetas, a ação propaga-se por cada uma das seis escadas e pelos meandros da Roda, desenhando uma profusão de imagens de grande impacto visual. VeRo coloca em cena a eletrizante combinação de vitalidade e perigo, compilando no palco as marcas características do trabalho de Deborah Colker e forma um terceiro espetáculo que propõe uma ocupação radical do espaço cênico, expondo com proeza os questionamentos de sua coreógrafa sobre a física dos movimentos. Tendo a Petrobras como mantenedora desde 1995, a Companhia consegue uma estabilidade rara no cenário cultural e por conta deste apoio mantem todo o seu repertório em circulação. Neste momento a companhia estreia seu 13º espetáculo, Cão Sem Plumas, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto.   Criação, Coreografia e Direção: DEBORAH COLKER Direção Executiva: JOÃO ELIAS Direção de Arte e Cenografia: GRINGO CARDIA Direção Musical: BERNA CEPPAS Figurinos: YAMÊ REIS Desenho de Luz: JORGINHO DE CARVALHO Duração: 1h43 minutos (com intervalo) Classificação: Livre O espetáculo VeRo é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. [+] saiba mais Espetáculo Nada 18/08 a 27/08 Teatro “Nada” Um encontro com Tchekhov a atualidade de um autor que mudou a dramaturgia mundial ganha encenação inusitada, que transita pela ambiguidade de gêneros Gilberto Gawronski assina a montagem e dirige Analu Prestes e Clarisse Derzié Luz a partir de trechos selecionados por ele da obra de Anton Tchekhov. Em um ato, de uma hora e dez minutos, as duas atrizes interpretam personagens masculinos, e também femininos, em atmosfera revestida de sutilezas. A peça “Nada” começou a ser idealizada em novembro do ano passado, quando Analu e Clarisse procuraram Gilberto com nada, a não ser o desejo de fazerem um trabalho em conjunto. “É uma colagem. Usei trechos de peças de Tchekhov que nós três participamos, mas tendo como base “O canto do cisne” e “Malefícios do tabaco”. Analu estava na montagem de ‘As três irmãs’, direção de José Celso Martinez Correa, 1972. Clarisse fez ‘O jardim das cerejeiras’, direção de Paulo Mamede, 1989. Eu participei de ‘A Gaivota’, direção de Enrique Diaz, 2006. E coloquei ainda um pedacinho de ‘Rei Lear’, de Shakespeare, direção de Ron Daniels, com Raul Cortez, onde eu interpretava o Bobo, 2000”. Na casa de Gilberto, uma construção do século XVIII, em Santa Teresa, onde há também amplo espaço teatral, com toque muito contemporâneo, os ensaios fluíram. Analu conta: “Gilberto deu o título e a ideia do espetáculo que começa com o velho ator fazendo pela última vez o monólogo “Malefícios do tabaco”. Ele não quer ir para casa porque não tem ninguém e fica no camarim contracenando com o Ponto, que mora no teatro. Eles bebem vodca, provavelmente, e atravessam a madrugada interpretando personagens. O texto é sobre fazer teatro, sobre a vida e sobre o tempo”. Para Clarisse, este trabalho já estava pronto em alguma dimensão. “Desde que ele trouxe a ideia e depois foi acrescentando os textos com tanta agilidade, em poucos dias a gente tinha a peça na mão. Há uma confluência de desejos”. Para Gilberto, a dramaturgia que está em cena usa a própria vivência dos performers. “Isso me inspira e me sensibiliza. Meu trabalho foi muito intuitivo, mas agrega 40 anos fazendo teatro. Tem horas que me pergunto: qual é o gênero dessa peça? É comedia, drama? Tem até um pouco de musical. Acredito muito nela como um evento teatral. Tchekhov sempre brinca com o lúdico e o poético que está nessa casa que a gente habita em comum, o teatro”. Analu Prestes e Clarisse Derzié Luz interpretam dois homens que, por sua vez, interpretam duas mulheres e, no final, são apenas dois seres humanos. “Há projeções visuais idealizadas por Renato Krueger. “É um recurso plástico aliado ao contexto da peça e é uma tendência - juntar o cinema e o teatro – que faz parte da realidade atual”, explica Gilberto. O cenário aposta em poucos elementos, porém investe na imaginação. “Entrar em cena com o essencial é um desafio para as duas atrizes. Inegável a colaboração estética da Analu por estar também ligada às artes plásticas. Sinto-me a vontade de dizer que sou o diretor da peça e a dramaturgia está na horizontalidade e não em um lugar hierárquico”. O figurino é muito especial e tem um valor afetivo único para Gilberto Gawronski. “Marília Pêra me doou o seu acervo com uma frase muito bonita: ‘Queria que isso não virasse museu, que servisse para vestir outros personagens’. Nada como estar bem acompanhado!” As ambiguidades precisam respirar e em “Nada” elas dominam a cena. Sinopse: Algo que acontece no fim de um espetáculo, inverte a situação e faz o público enxergar um teatro vazio, fechado e sem gente. O teatro é uma casa que vive de movimento. O foco da peça desloca-se da “situação cômica” de alguém que dá uma conferência sobre um tema que não entende nada, para se centrar na tragicomédia da existência de um homem. [+] saiba mais Projeto Só Dança 20/08 Dança No dia 20 de Agosto o Projeto Só Dança/Palco Nino Giovanetti chega a Cidade das Artes na sua primeira apresentação na cidade e as vésperas de comemorar um ano de sua criação. A cidade das Artes, palco de diversos eventos culturais na cidade do Rio de Janeiro, fará do mês de Agosto um mês especial para a Dança, onde estaremos ocupando a praça coberta apresentando as coreografias das escolas, grupos e cias de dança inscritas no evento, como a Cia de Dança Márcia Gaya e a CADAX. O Projeto foi idealizado pelo bailarino Edézio Paz discípulo do grande coreógrafo, professor e bailarino Nino Giovanetti, que leva o nome do palco. O projeto estreou em setembro de 2016, na cidade de Niterói e contou com a participação de diversas escolas locais. O projeto é de circulação que tem a missão de levar apresentações das escolas de dança para as praças e ruas da cidade assim proporcionando cultura e entretenimento para a comunidade local além de criar oportunidades aos artistas locais, de mostrarem o seu trabalho.    Inscrições:  As inscrições estão abertas até o dia 10/08. Maiores informações no telefone (21) 3083-7484 ou no E-mail: jd@jornaldadanca.com.br.    [+] saiba mais Sigue Bailando 26/08 Festa A nova febre nas pistas cariocas. Pioneira no ritmo reggaeton na cidade do Rio de Janeiro, parte para sua quarta edição em 2017, após a edição de abril, no Jockey Club Brasileiro.  Além dos grandes sucessos de reggaeton, a festa conta com DJ´S da cena, que tocam os grandes sucessos pop da música latina, show com Mariachis na pista e muitas outras interações ligadas ao tema da cultura latina e caribenha. Além disso, toda a parte gastronômica do evento é voltada para a cultura latina, com os food trucks servindo apenas pratos típicos.    [+] saiba mais O Tempo é Só Uma Questão de Cor 06/10 a 12/11 Teatro O tempo é só uma questão de cor O espetáculo “O tempo é só uma questão de cor” apresenta ao público contos, crônicas e fragmentos de textos diversos de Caio Fernando Abreu. As histórias e situações levadas para cena abordam temas como o amor, as dificuldades dos relacionamentos afetivos em suas diversas formas, a falta de comunicação entre as pessoas e a solidão do homem contemporâneo. Textos que traduzem com emoção, humor e reflexão o universo do escritor que foi e ainda é um dos autores mais apreciado e consumido, não só através de seus livros como também através de sites e blogs que habitam o mundo virtual, principalmente das novas gerações que “descobriram” a prosa, o pensamento e a crítica de Caio Fernando Abreu, com o qual se identificam totalmente. A pesquisa, seleção dos textos e dramaturgia final foi realizada pelo diretor do espetáculo Antonio Gilberto, que com a parceria de Mauricio Silveira, mergulhou no universo de Caio trazendo para o público temas e situações de uma literatura viva, emocionante , instigante, atual, que nos convida a uma reflexão sobre a nossa existência nesses difíceis tempos que vivemos. Mas Caio nos lembra que o “tempo é só uma questão de cor” e que na vida, que precisa ser vivida, tudo passa... Com este trabalho o diretor Antonio Gilberto dá continuidade a sua pesquisa trazendo novamente para a cena textos literários (sem adaptação teatral) que são apresentados ao público, através da atuação de um único ator, como narrativas (realizadas por um “narrador” ou por um “personagem”) e também como dramatizações (de situações e conflitos criados pelos personagens). Os textos reunidos são de obras distintas e independentes, mas a partir da dramaturgia realizada, da concepção do espetáculo e da atuação de Maurício Silveira, podemos supor que formam uma única história. História que termina com um diálogo do ator/narrador/personagem com os espectadores.   O Autor Caio Fernando Abreu (Santiago do Boqueirão, RS, 1948 - Porto Alegre, RS, 1996). Contista, romancista, dramaturgo, jornalista. Muda-se para Porto Alegre, em 1963. Publica seu primeiro conto, O Príncipe Sapo, na revista Cláudia, em 1963. A partir de 1964 cursa Letras e Arte Dramática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas abandona ambos os cursos para dedicar-se ao jornalismo. Transfere-se para São Paulo em 1968, após ser selecionado, em concurso nacional, para compor a primeira redação da revista Veja. Seu talento de escritor foi logo reconhecido com o prêmio da União Brasileira de Escritores a seu primeiro livro de contos, Inventário do ir-remediável (1970). Na década de 70 morou no Rio de Janeiro, em Estocolmo e em Londres. Voltou a São Paulo em 1981, onde atuou como jornalista, escritor e editor de livros. Escreveu as seguintes obras: Inventário do Irremediável (1970), O Limite Branco (1971), O Ovo Apunhalado (1975), Pedras de Calcutá (1977), Morangos Mofados (1982), Triângulo das Águas (1983), As Frangas (1988), Os Dragões não conhecem o Paraíso (1988), Onde andará Dulce Veiga (1990), Ovelhas Negras (1995) e Pequenas Epifanias (1996). Por seu trabalho literário, recebeu os prêmios Fernando Chinaglia (1970), Status (1980), Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (em 1984 e 1989), e seus textos foram traduzidos para diversas línguas. O Diretor Antonio Gilberto, diretor, pesquisador e produtor teatral, formou-se em Artes Cências/Direção Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia na PUC/RS. Estreou profissionalmente em 1984 , na cidade do Rio de Janeiro, como Assistente de Direção de Domingos Oliveira no espetáculo "Irresistível Aventura", produzido e protagonizado pela atriz Dina Sfat. Realizou a produção executiva da excursão nacional dos espetáculos "Irresistível Aventura", "De Braços Abertos", "Meno Male!", "Uma Relação Tão Delicada", “Desejo”, "Apareceu a Margarida" e "A Dama do Cerrado". Idealizou e foi curador de vários Ciclos de Leituras e Simpósios nacionais e internacionais sobre a vida e a obra de autores como Goethe, Schiller, Gogol, Dostoiévski, Tolstói e Nelson Rodrigues. Dos espetáculos que dirigiu destacam-se: "Cabaret Valentin", "Como Se Fosse a Chuva" (Prêmio IBEU de Melhor Diretor de 1997), "Credores", "Werther", "Um Brinde Ao Teatro" (espetáculo que inaugurou a Caixa Cultural no RJ), "Federico García Lorca - Pequeno Poema Infinito", "Contando Machado de Assis", "Maria Stuart", "A Esposa e a Noiva" e “Carta ao Pai” (Apresentado em 2015 no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica na cidade do Porto/Portugal). Publicou pela Coleção Aplauso/Imprensa Oficial/SP, as fotobiografias "Dina Sfat- Retratos de uma guerreira", Ítalo Rossi, Isso é Tudo" e "Ziembinski, Mestre do Palco", e o roteiro teatral "Federico García Lorca - Pequeno Poema Infinito", em parceria com José Mauro Brant. Como gestor cultural foi diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte/MinC no período de 2003 a 2006 e 2011 a 2014. O Ator Mauricio Silveira, nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1977, formado pela Faculdade de Publicidade e propaganda UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) e como ator pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). No teatro participou dos seguintes trabalhos: Os Meninos da Rua Paulo (2001/ (Texto: Ferenc Molnár /Dir.: Francis Mayer) Sinfonia Metástase (2000 Texto e Direção: Roberto Alvim Cabral, que Cara de Pau! (2004/Teatro infantil/Texto: Gedivan de Alburquerque/Direção: Nico Theron) Sonho de uma noite de São João (2009/Texto e Direção: Anderson Cunha) Maria Stuart (2009/ Texto: Friedrich Schiller. Direção: Antonio Gilberto) Pulando a Cerca (2013/2015 Texto: Maurício Silveira/ Dir.Bemvindo Sequeira) Senhorita Julia e a despedida de si mesma (2014/ Texto: Beto Bellini Direção: Heitor Saraiva e Beto Bellini) Na Televisão participa na TV Globo das seguintes novelas: Paraíso Tropical (2007/Nov. de Gilberto Braga e Ricardo Linhares) Sete Pecados (2007/08/ Novela de Walcyr Carrasco) Insensato Coração ( 2011/Novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares) Trabalha também em outras emissoras: Preamar (HBO 2012/série) Os Mutantes: Caminhos do Coração (TV Record/2009/Nov.Tiago Santiago) Balacobaco (TV Record 2012/13/Novela de Gisele Joras) No cinema participa dos filmes: Vereda Tropical (Argentina/Brasil, 2004/Direção: Javier Torre) Bem Casados (2014/Direção: Aluizio Abranches) Solteira Quase Surtando (2016/Direção: Caco Souza) Memórias da Maré (2015/curta metragem/Roteiro e direção: Thais Drassinower) Participou como ator de várias campanhas publicitárias onde destacam-se os comerciais para Banco Itaú, Cerveja Antártica, Chevrolet, LG, Vivo, Brasas, Banco Bradesco, Brahma e Barra Shopping. [+] saiba mais Encontro de Corais do Maestro Luiz Lima 20/11 Música Câmara Comunitária da Barra da Tijuca            Apresenta Encontro de Corais do Maestro Luiz Lima Dia 20 de novembro de 2017 Dia da Consciência Negra O Maestro Luiz Lima apresenta seus corais cantando clássico, popular, sacro e negro spiritual, em homenagem ao dia da Consciência  Negra. O Maestro Luiz Lima é formado em canto, violão e piano, regente de coral, rege vários coros no Rio de Janeiro entre eles, Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Clube de Regatas do Flamengo, Ramatis e outros. O espetáculo terá a presença dos corais abaixo relacionados, entrando e saindo do palco, sem interrupção, durante aproximadamente uma hora e quarenta minutos, apresentando compositores como Haendel, Verdi, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ary Barroso entre outros  e negro spiritual. Coral da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca Coral de Nossa Senhora de Loreto Coral do Clube de Regatas do Flamengo Coral Zaccaria Coral Júlio Chevalier Coral Encanta Rio Dois Coral Mater Nostra Coral Caminhando e Cantando do Hospital Salgado Filho Grupo Vocal Clave de Sol Coral da Sociedade Espírita Ramatis   Um total de 380 artistas que se revezarão em dois atos, [+] saiba mais