Fundação Cidade das Artes

Notícias » Cordão do Boitatá no Bailinho da Cidade das Artes

Fevereiro de 2017

dia 08, Quarta

Cordão do Boitatá no Bailinho da Cidade das Artes

 

 

FonteA primeira vez o Cordão do Boitatá apareceu no Carnaval do Rio de Janeiro foi em 1997, tempo que o carnaval de rua carioca gozava de pouco prestígio. Os cinco amigos fundadores já tocavam juntos há um ano e fundaram o bloco sem grandes pretensões.

“Era uma coisa informal, o bloco foi uma consequência das festas populares que a gente sempre curtiu.”, conta Kiko. “Com o tempo, o público cresceu numa proporção geométrica e a gente teve que virar gente grande.”, completa Pedro.

O repertório é uma grande mistura de ritmos e homenagens a grandes artistas brasileiros. O bloco é conhecido pelo apuro musical e pelo apego às tradições das festas populares brasileiras. A multidão que comparece à praça XV no domingo de carnaval para prestigiar o bloco investe na criatividade na hora de se fantasiar.

“O Cordão faz parte do movimento de retomada das ruas no Carnaval. Mas além da folia, nós vivemos de música e fazemos força para não perdermos alguns valores. E o que rege a nossa vontade de fazer carnaval é a qualidade da música”, afirma Pedro Pamplona, um dos criadores do bloco.

Para Cristiane Cotrin, o Cordão virou uma marca muito forte. “Já é um sobrenome. Todo mundo me conhece como Cris do Boitatá. Dá a sensação que foi um filho que a gente teve e agora não tem jeito, a gente tem que cuidar. No Carnaval, pra gente, a música é a grande estrela do dia.”, afirma.

Fonte: http://glo.bo/2l2BXT4

No próximo sábado, dia 11.2, o Cordão do Boitatá traz toda sua folia carnavalesca para o bailinho da Cidade das Artes. A programação é grátis e começa a partir das 14h. Separe o confete e a serpentina e traga a criançada!

 

Demais notícias

Janeiro de 2017

dia 27
Sexta

Rio Maracatu nas Férias da Cidade das Artes

Amanhã (28. 1) é o segundo final de semana das Férias da Cidade das Artes! O evento, nomeado como  Música e Movimento, será um dia para viver experiências sonoras, danças, instrumentos e ritmos da cultura brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2017

dia 15
Domingo

Férias na Cidade das Artes

As férias na Cidade Das Artes já tem programação para a criançada. Durante os sábados 21/01, 28/01 e 04/02, vamos promover encontros de arte, contato com a natureza, trabalhos manuais e brincadeiras ao público.

[+] leia mais

Dezembro de 2016

dia 19
Segunda

Cidade das Artes de Portas Abertas, Natal!

A Fundação Cidade das Artes encerrou mais um ano de programação como evento Natal na Cidade das Artes de Portas Abertas no último sábado, dia 17/12. Foi um dia inteiro de programação gratuita para toda a família com inúmeras atrações espalhadas por todas nossas salas e espaços.

[+] leia mais

Outubro de 2016

dia 13
Quinta

Arte do Brincar: Dia das Crianças na Cidade das Artes

Confirmando nossa missão de promover cultura à todos, o Dia das Crianças da Cidade das Artes foi marcado por um dia de diversão gratuita para criançada. A programação começou no início da tarde com brincadeiras que resgataram o prazer das brincadeiras de antigamente oficinas de arte, ciranda, contação de histórias e muito mais.

[+] leia mais

Setembro de 2016

dia 12
Segunda

Jorge Larrosa na Cidade das Artes

No dia 26 de setembro, o espanhol Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, apresenta na Cidade das Artes a conferência gratuita “Um Saber Realmente Útil”, sobre o que pode significar o aprendizado de artes no ensino básico, com participação do artista visual Carlos Vergara. Nos dias seguintes, de 27 a 29 de setembro, o prestigiado acadêmico ministra o curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”, sobre a arte e a educação na construção de sujeitos.

[+] leia mais

Setembro de 2016

dia 07
Quarta

Casa Japão de volta à Cidade das Artes

A Casa Japão está de volta à Cidade das Artes pra os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Durante o período dos Jogos Paralímpicos o público poderá experienciar  a cultura japonesa, desfrutar de diversos conteúdos em exposição, e também conhecer um pouco sobre o local dos próximos jogos olímpicos, denominado - TOKYO 2020 - de 07 à 18/09, aqui na Praça da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 23
Terça

Cidade das Artes recebe o maior Festival de Pipas Artísticas do Brasil.

Dia 4 de setembro, empinadores de pipa irão colorir o céu da Barra da Tijuca. É que a Cidade das Artes recebe o maior festival de pipas artísticas do país com diversas atrações gratuitas para toda a família.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 15
Segunda

"ALCIONE BOLEROS" - Turnê Nacional de Lançamento

Alcione tem diversas faces musicais. A cantora já cantou samba, forró, jazz, reggae, música internacional.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 08
Segunda

Cidade das Artes é a Casa Japão na Rio 2016

Na última quinta-feira, 4 de agosto, o Comitê Olímpico do Japão e o Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio em 2020 abriram oficialmente a Casa do Japão na Cidade das Artes. Durante os Jogos Olímpicos, a Cidade das Artes será o Japão no Rio de Janeiro e receberá os medalhistas japoneses em uma sala para entrevistas coletivas com equipamentos de segurança de alta tecnologia com reconhecimento facial.

[+] leia mais

Agosto de 2016

dia 01
Segunda

Vicente de Mello fala sobre sua série fotográfica PLI SELON PLI

No próximo dia 20, o renomado fotógrafo Vicente de Mello falará sobre sua série fotográfica PLI SELON PLI, em uma Oficina e bate-papo aberto ao público na Sala de Leitura da Cidade das Artes.  A série é uma homenagem ao compositor Pierre Boulez, e Vicente explicará o porquê de sua intenção de realizar uma obra sonora fotográfica.

[+] leia mais