Fundação Cidade das Artes

Arte e Educação

Arte e Educação

A Fundação Cidade das Artes, por meio de seu programa de Arte e Educação, apresenta uma programação de atividades literárias e artísticas destinadas às crianças e jovens das escolas, às famílias e a participantes individuais. Este programa comporta os seguintes projetos:

Informações e Agendamento

Telefones

(21) 3325 0448

Visitas guiadas

Visitas guiadas

Sendo um prédio premiado por sua arquitetura, a Cidade das Artes tem um projeto especificamente para apresentar sua construção e suas curiosidades arquitetônicas aos visitantes interessados. Além de visitas guiadas a exposições temporárias.

Informações

Horários

Visitas às terças e quintas-feiras - 11:00h ou 14:00h - Agendamento por e-mail: receptivo.cidadedasartes@gmail.com

Sala de Leitura

Sala de Leitura

Espaço público de leitura, com acervo de literatura, artes e periódicos, em suporte impresso ou digital, preparado para receber crianças, jovens e adultos.

 

A Sala de Leitura contém um acervo com mais de 4.500 títulos, onde os leitores poderão fazer, mediante inscrição, os empréstimos de livros.  

 

A Sala de Leitura é também um local reservado para estudos e pesquisas, com computadores e rede WIFI.

 

 

Informações

Acervo

Literatura e artes em geral e periódicos, em suporte impresso e virtual.

Horário de Funcionamento

Terça a Sexta de 10h às 18h e Sábado e Domingo de 12h às 18h

Público

Livre para todos os públicos

Email

saladeleitura.fca@gmail.com

Contato

(21) - 3325-0448

CineArtes

Cineclube

Exibições de filmes que homenageiam a cada mês um diretor, ator ou tema relevante da história da sétima arte.

 

Em algumas sessões, teremos debates com o diretor do filme exibido ou especialistas da área do audiovisual. 

Informações

Sujeito à lotação

Projeto Cidade Literária

Cidade literária

O projeto consiste na realização de atividades culturais, tendo como eixo principal os textos literários em diálogo com outras linguagens artísticas.

 

A programação do Cidade Literária promove encontros com escritores e ilustradores, narradores de histórias, oficinas de textos, saraus poéticos e musicais, exibição de filmes e peças baseados em textos literários, troca de livros, lançamentos e espetáculos musicais. 

 

Livro Fora da Estante - a troca de livros - os leitores poderão levar um livro e trocá-lo por outro em nossa mesa de trocas. Somente livros de literatura.

Informações

saladeleitura@cidadedasartes.org

Agenda de Eventos

Oficina de Criatividade e Mentoria Criativa | Edu Garretano 26/08 Arte e Educação "Tirando seus sonhos do papel com criatividade" Como desenvolver o seu eu criativo? Através de diversos métodos e técnicas, num mergulho no universo da arte criativa, da alta-performance e produtividade o público vai entender como funciona todo esse sistema para usa-lo ao seu favor, descobrindo seus talentos e formas para desenvolve-lo. Contando com mentoria criativa do Diretor de Arte Edu Garretano, o laboratório de imersão “COMO TIRAR SUA IDEIA DO PAPEL” terá como resultado a descoberta de ferramentas para o desenvolvimento de novas metas e atividades, além da disseminação do conhecimento e do aprendizado.   EDU GARRETANO Publicitário de formação, começou com sua própria empresa, trabalhou na agencia Binder no RJ como Diretor de criação. Atuou como Diretor de criação da Ogilvy Action Rio, levando prêmios criativos como Canes Lions, London Award, The One Show, entre outros. Trabalhou para marcas como Coca-Cola, Claro, Siemens e outros. Morou um ano em Nova York numa imersão em artes, design e tecnologia. Além do trabalho de consultoria criativa com a UNNICO e a SANNTO, faz parte do corpo docente da Miami Ad School e do Polo Criativo. Forte representante e disseminador da Economia Criativa e processos de inovação.      SITE: www.edugarretano.com www.guruu.com.br Evento Gratuito com Inscrições: saladeleitura.fca@gmail.com  ou 3325.0448 [+] saiba mais Conversa Literária | A Literatura Brasileira Hoje | Com a Palavra, Os Escritores 23/08 Arte e Educação A Conversa Literária do dia 23/08 recebe os escritores Claudia Nina, Godofredo de Oliveira Neto e Ieda de Oliveira para uma Conversa sobre a Literatura, o papel do Escritores hoje na sociedade, seus processos criativos e suas obras. Será uma Conversa pra lá de especial em que o público poderá adentrar no universo particular daqueles que estão fazendo literatura hoje no Brasil.   Direção e curadoria: Cíntia Barreto  Escritores Convidados: Claudia Nina, Godofredo de Oliveira Neto e Ieda de Oliveira [+] saiba mais